A nossa rádio

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Comemorar o Dia Internacional da Paz

  Como vamos comemorar o Dia Internacional da Paz? A atividade, que designamos por “flashmob”, realizar-se-á na quarta feira, dia 3 de Outubro, no final da 3ª aula dos turnos da manhã e da tarde, ou seja, pelas 10h45m (manhã) e pelas 15h45m (tarde).
No início da aula, o professor entrega “secretamente” o texto 1 a um aluno e o texto 2 a outro aluno (sugerimos que seja o delegado e o subdelegado de turma, se já estiverem eleitos e se forem bons leitores) e combinem com eles que, à hora atrás indicada, o aluno com o texto 1 deve levantar-se, ler o seu texto e voltar a sentar-se, levantando-se, depois o aluno com o texto 2, que fará o mesmo que o seu predecessor.
Desde modo, rápido e simultâneo, toda a escola, durante 10 minutos, celebrará a Paz.
Os textos para entregarem aos alunos serão colocados no interior dos livros de ponto, na folha dos sumários do dia 3 de Outubro.
Bem Hajam pela Vossa colaboração A Equipa do Projeto Multicultural: Ana Olívia, Anabela Carvalho, Inês Guterres, Mª de Jesus e Mª Emília Baptista TEXTO A
Existe Paz no mundo?
Vamos ouvir algumas notícias da semana passada.
Violência na Síria
Pelo menos 4 mil pessoas morreram na Síria desde o início das revoltas populares contra o presidente Bashar al-Assad, que está no poder há 11 anos. Este é o número mais recente divulgado pelo escritório dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
O regime de Assad mandou torturar e matar milhares de pessoas, inclusive crianças. Segundo uma investigação, a Síria cometeu “crimes contra a humanidade” ao reprimir manifestantes.
Aqui, mesmo ao nosso lado, em Espanha, ouvimos…
Protesto contra a crise acaba em violência
Manifestantes tentaram cercar o Congresso dos Deputados durante um protesto contra as medidas de austeridade do governo espanhol, mas foram reprimidos pela polícia.
Os confrontos deixaram 64 pessoas feridas – sendo 27 delas policiais – e 22 manifestantes foram detidos, segundo a imprensa espanhola. A polícia usou cassetetes e balas de borracha contra os manifestantes, que acusavam os políticos de "sequestrar a democracia" no país.
Mas quando é que deixaremos de ouvir notícias como esta?
TEXTO B
O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de Setembro. É um iniciativa a nível mundial estabelecida pelas Nações Unidas, em 1981. A primeira celebração da data ocorreu em Setembro de 1982.
No Dia Internacional da Paz, a organização das Nações Unidas apela a um cessar total das hostilidades em todo o mundo.
O tema deste ano é "A paz sustentável para um futuro sustentável".
Vamos ouvir as palavras do Presidente da ONU, proferidas no Dia Internacional da Paz:
“Os conflitos armados atacam os próprios pilares do desenvolvimento sustentável.
Os recursos naturais devem ser usados para o benefício da sociedade, e não para financiar guerras.
As crianças devem estar na escola e não recrutados em exércitos.
Os orçamentos nacionais devem ser usados para a construção de capacidade humana, e não para armas mortais.
No Dia Internacional da Paz, eu apelo aos combatentes em todo o mundo que encontrem soluções pacíficas para os conflitos.
Vamos todos trabalhar juntos para um futuro seguro, justo e próspero para todos”.







Sem comentários:

Enviar um comentário