A nossa rádio

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Um Olhar Sobre as Culturas...

 

Concurso de Fotografia

Cartaz Um olhar sobre as culturas

Um olhar sobre as culturas que se cruzam em Mem Martins
O Clube de Imagem e o Projeto Multicultural “Caminhos Cruzados” do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro apresentam um concurso de fotografia destinado a premiar as 3 melhores fotografias alusivas ao tema “Um olhar sobre as culturas que se cruzam em Mem Martins”. Pretende-se mostrar que nesta freguesia se cruzam muitas pessoas de diferentes culturas e comunidades, como a indiana, a chinesa e a brasileira entre outras. A diversidade cultural está patente na vida quotidiana, através da religião, da educação, do desporto, da alimentação e também do vestuário. REGULAMENTO DO CONCURSO ARTIGO 1 Podem concorrer ao concurso todos os alunos, professores e funcionários do agrupamento, individual ou coletivamente, ARTIGO 2 Os trabalhos apresentados deverão obedecer aos seguintes requisitos: a) Os trabalhos deverão respeitar o tema proposto. b) Os trabalhos deverão ser apresentados em formato digital com um máximo de 1280 x 1024 pixeis em formato Jpeg. c) Os trabalhos submetidos a concurso têm que ser inéditos. d) Um mesmo candidato poderá apresentar até 3 trabalhos a concurso. e) Em anexo, deverá ser incluída uma legenda da fotografia que inclua uma mensagem e a identificação do local onde a fotografia foi tirada (exemplo: Mensagem: ……….; Local: Rua da Azenha) f) os ficheiros devem vir identificados como se exemplifica: nomedafoto_nomedoconcorrente_ano_turma, no caso de professores ou funcionários o ano e turma não se aplica bastando : nomedafoto_nome doconcorrente exemplo : pordosol_luissilva_8_g.jpg ARTIGO 3 Os trabalhos a concurso deverão ser entregues, via e-mail para o seguinte endereço: imagemferreiradecastro.foto@gmail.com, ARTIGO 4 Os trabalhos devem ser enviado até ao dia 19 de Abril, de 2013. Os trabalhos enviados depois desta data não serão considerados para o concurso. ARTIGO 5 1. Os trabalhos submetidos a concurso serão avaliados por um júri constituído pelos elementos do clube de imagem e um elemento o Projeto Multicultural. 2. Os critérios de apreciação serão a criatividade, mérito artístico e adequação ao tema/ mensagem. 3. Serão atribuídos prémios às três melhores fotografias. 4. A deliberação do júri será feita por unanimidade ou por maioria dos seus membros, não havendo lugar a recurso desta decisão. 5. Os resultados do concurso serão comunicados diretamente aos candidatos e anunciados nos blogues http://imagemferreiradecastro.blogspot.com/ e http://multiculturaljornal.blogspot.pt/ ARTIGO 6 1. Todos os trabalhos apresentados a concurso farão parte integrante de uma exposição coletiva a ser apresentada no dia do Agrupamento. 2. Poderão ser ainda atribuídas menções honrosas. 3. Os prémios a atribuir aos trabalhos vencedores serão divulgados oportunamente.




























quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sabores do Mundo: China

Tirámos algumas fotos ao refeitório durante a refeição chinesa.  
Sabores do Mundo: China on PhotoPeach


A Minha Voz

Foi com este sugestivo título que celebrámos o Dia Internacional da Língua Materna.
Os alunos de Português Língua Não Materna ensinaram aos seus colegas portugueses algumas expressões e frases em chinês, moldavo, ucraniano, russo e crioulos de Cabo Verde e da Guiné.
Para saberes mais sobre este dia entra AQUI.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

O Império do Sol (filme)

O Império do Sol (Empire of the Sun) é o filme escolhido para acompanhar a nossa refeição chinesa.

Foi produzido por Steven Spielberg e estreado em 1987.

Sinopse: o filme relata a história de um garoto inglês de onze anos de idade, que vive na cidade chinesa de Xangai com a sua família na aparente segurança do bairro diplomático. Com a invasão da China pelo Japão, em plena Segunda Guerra Mundial, no meio da confusão da multidão em fuga ele separa-se dos pais e acaba por ir parar a um campo de concentração japonês onde, para sobreviver, se vê obrigado a desenvolver uma série de artimanhas que vão das transações num improvisado mercado negro de alimentos e objetos pessoais à mediação de conflitos com os soldados japoneses.

Ao lado do campo de prisioneiros ocidentais existe uma pista de onde descolam "zeros" para as missões suicidas. Quando os aliados bombardeiam o aeródromo militar os guardas do campo vingam-se nos prisioneiros partindo os vidros das camaratas. Quando os japoneses se preparam para atacar os doentes da enfermaria o médico interpõe-se arriscando a própria vida que é salva pela intervenção do miúdo. A derrota do Japão aproxima-se, o campo é evacuado e os prisioneiros levados para Norte onde se pensa existirem alimentos. No caminho a mulher que protegeu o rapaz morre no momento em que se avista o clarão das explosões de Hiroshima e Nagasaki. No final o rapaz é encontrado pelos pais num orfanato para crianças ocidentais.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Refeição Multicultural Chinesa

 

É já no próximo dia 21 de Fevereiro que será servida mais uma refeição multicultural, no refeitório da nossa escola. A elaboração das refeições multiculturais respeitam , o mais possível, as ementas e as regras de confeção estipuladas pelo Ministério da Educação.

Durante a refeição será projetado o filme O Império do Sol, do realizador Steven Spielberg (1987).

Eis a nossa Ementa Chinesa.

 

clip_image003[4]

Sopa: ninho de andorinha (canja de galinha adaptada);

Prato: galinha chinesa acompanhada de arroz branco;

Salada: tomate e alface;

Sobremesa: pudim mandarim; fruta.

 

clip_image009[4]

汤:燕窝;

普拉托:

鸡饭杏仁陪同洲洲;

沙拉:生菜,西红柿;

甜品:苹果薯条,水果。