Para recordar
O Agrupamento de escolas Ferreira de Castro foi
galardoado em 2015, pela Direção Geral da Educação e pelo Alto Comissariado
para as Migrações, com o selo de escola intercultural.
A atribuição desta distinção deveu-se ao
reconhecimento de um projeto educativo e a um conjunto de práticas
valorizadoras da diversidade, promotoras do acolhimento, integração e sucesso
educativo de todas as nossas crianças.
No ano letivo de 2017 fizemos a nossa candidatura
para integrar o programa REEI - Rede de
Escolas para a Educação Intercultural. O Programa REEI – Rede de Escolas para a
Educação Intercultural - é uma iniciativa conjunta do Alto Comissariado para as
Migrações, I.P. (ACM, I.P.), do Ministério da Educação, através da
Direção-Geral da Educação (DGE) e da Fundação Aga Khan Portugal (AFK).
Em 2017 o AEFC, candidatou-se a fundos do FAMI,
com o projeto: “Crescer em liberdade, aprender na diversidade”. Este projeto obteve
uma decisão favorável para o seu funcionamento, permitindo levar a cabo um
conjunto de ações distribuídas por quatro componentes, de acordo com os
princípios da REEI.
Continuamos com a missão de promover o
acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todas as nossas crianças e
jovens; move-nos a vontade em desenvolver um ecossistema educativo alicerçado no
respeito pelas diferenças e no estabelecimento de relações positivas de
interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade
educativa de diferentes culturas.
Princípios e fundamentos
A REEI assenta nos seguintes princípios:
• Reconhecimento e valorização da diversidade
como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo;
• Compromisso de toda a Escola para toda a
Escola, com a participação de toda a comunidade educativa e parceiros locais;
• Assunção da educação multicultural como um
processo contínuo, em permanente adaptação ao contexto, e, quando em contexto
escolar, atravessa toda a praxis de quem nele trabalha e vive;
• Fundamentação da educação intercultural,
enquanto parte integrante da educação para a cidadania, nos valores e
princípios dos direitos humanos e da ética cosmopolita.
As escolas que integram esta rede devem
considerar, nas decisões que tomam, a diversidade cultural de todos os envolvidos
no processo educativo, ou seja, crianças e jovens, famílias e comunidades,
docentes e não docentes.
A ação numa escola
intercultural assenta nos princípios da democracia, da participação e da
inclusão social. Para promover a participação ativa, no próprio percurso de
aprendizagem, de todas as crianças e jovens, valorizando as suas heranças
culturais e origens nacionais, estatuto legal e situação socioeconómica, a REEI
visa:
• Implementar uma estratégia de envolvimento de
todos os intervenientes na Escola, desenvolvendo neste sentido a cultura
organizacional;
• Assegurar o desenvolvimento curricular
recorrendo a metodologias proporcionadas pela diversidade existente;
• Promover o intercâmbio entre as culturas e os
saberes na comunidade educativa, desenvolvendo uma política ativa de
envolvimento no seio da mesma.
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