Plano de ação 2022/23
em construção
A desenvolver em parceirias com:
Dgest
Fundação AGAKHAN
ACM - Alto Comissariado para as Migrações
Câmara Municipal de Sintra;
Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins
ACAS de Sintra
A DESENVOLVER ESTE ANO
Acolher e integrar |
Informar e capacitar |
Valorizar a diversidade |
Continuamos a prosseguir estes objetivos gerais para o ano 2022 2023:
• Desenvolver na escola e na comunidade local os
valores da interculturalidade, da cidadania
e dos
direitos do Homem;
• Valorizar a
diversidade cultural;
• Valorizar
as línguas, tradições e culturas de origem dos alunos;
• Valorizar e
respeitar as diferenças individuais;
• Promover a
preservação da identidade cultural dos alunos;
• Conhecer,
aceitar e valorizar o que somos e os que connosco convivem;
• Desenvolver
relações interpessoais;
• Promover a
integração social e escolar de todos os alunos;
• Acolher os
alunos/famílias imigrantes;
• Conhecer a
cultura e língua portuguesas;
• Conhecer as
tradições portuguesas;
• Conhecer a região/concelho/país onde habitam;
• Capacitar Encarregados de Educação
• Envolver os
imigrantes na vida da comunidade escolar e social;
• Capacitação e empoderamento de aprendentes
• Conhecer
associações e leis que dizem respeito à imigração;
• Facilitar a
integração social dos alunos de nacionalidade não portuguesa e famílias;
• Aumentar a autoestima dos jovens.
PLANO
DE ACTIVIDADES - propostas
Ações
|
Atividades |
Público-alvo |
Data (definir) |
Grupo Dinamizador |
Um Dia para Agir - Kit de
acolhimento
Datas comemorativas
Leituras e
escrita Interculturais |
1.
Receção aos alunos: acolher – distribuição de “flyers” com regras para se
obter bons resultados no estudo ou um grande cartaz. “apadrinhamento
de novos alunos. Acolher
e apoiar os alunos oriundos de outros países 2.
3.
. Dia Mundial da DIGNIDADE
3 - Celebração
Natalícia e outras celebrações a.
Painel (Turmas PLNM); b.
Grupo de
Cidadania c.
Alunos diversos
4. Dia Mundial da Música: música
tradicional de vários países 5.
Celebração da semana dos Direitos Humanos e das Migrações a. Rostos do Mundo: Momento de dança,
canto e imagens expostas – concurso fotográfico? 6. Os direitos da criança – direitos da
criança com deficiência – exposição, mural, estendal de direitos 7. Dia Escolar da Paz e da Não
Violência: palavras contra o “bullying” escolar (concurso de rappers) 7. Um mundo de contrastes: a.
exposição que sublinhe os contrastes sociais existentes no mundo; b. As relações pessoais e os
cumprimentos /saudações entre as pessoas (Colóquio/debate) 8 - Uma lenda … Uma
História Intercultural: Clube de
Leitura? animação com palavra, canto e dança 9 - Semana da Cidadania
e da Diversidade Cultural – Dia do Patrono – exposições, eventos com música,
dança, gastronomia |
Alunos e comunidade
escolar Turmas de acordo com
inscrição Alunos e comunidade
escolar Turmas selecionadas Alunos e comunidade
escolar Várias turmas -
convidados Também Alunos de PLNM Todas as turmas
|
Setembro Dezembro e janeiro Novembro e dezembro Durante o ano em datas
diferenciadas Fevereiro
ou Março
|
Grupo do projeto
Intercultural Projeto Ubuntu Projeto Includ Ed Educação para a
Cidadania Cidadania, Prog
Intercultural, Tic, Biblioteca Cidadania, Tic ,
Ubuntu, Intercultural Programa Intercultural A desenvolver na área
de Integração e DAC Departamento de línguas
– gruo de francês, outros Biblioteca
|
Integrar/ Formar
|
Receção aos alunos – a. Acolher e apoiar os alunos oriundos
de outros países Tertúlias sobre cultura
portuguesa e outra. 13 . Participação de
elementos das escolas nas atividades da REEI |
comunidade Alunos colaboradores do
Projeto |
Início do ano e ao
longo do ano 1º e 2º Semestre Ao longo do ano |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário